Qual é a função desse componente? - Parte 1 - Memória RAM

Share:
Iniciaremos uma série de artigos para te mostrar - em pouca linguagem técnica - qual a função de cada componente que há dentro do seu computador. Hoje iniciaremos pela memória RAM.
Muitos não sabem para que serve, mas ela tem uma importante função dentro de um computador. Memória RAM - Ela mantêm seu computador ligado e seus dados em dia. Será que mais memória RAM aumenta o desempenho de seu computador?



A palavra RAM é uma sigla, vinda do inglês,originalmente sendo Random Acesss Memory, (não é carneiro, como alguns tradutores online sugerem :D) significa basicamente Memória de Acesso Aleatório.
Pente de memória RAM A função básica da memória RAM é manter os programas que você usa no momento carregados para serem usados. Quando você liga o computador e entra no sistema operacional, alguns dados passam do disco rígido para a memória RAM, para serem usados naquele momento. Quando um programa é aberto, ele também é carregado na memória RAM. Por que isso ocorre? Por que os dados não são acessados diretamente do disco rígido? Isso porque a memória RAM é muito mais rápida para fazer leituras e escritas do que o disco rígido. E os dados gravados na RAM não podem ser guardados.
Vamos ilustrar, caso você ainda esteja em dúvidas. Quando você abre um documento no Word e começa a digitar, todo o conteúdo do texto está na memória RAM. Quando você escolhe um nome pra ele e salva, ele será guardado no disco rígido e continuará na memória RAM para que você continue editando o documento. Se você salva o texto e fecha o Word, o texto será gravado no disco rígido e sairá da memória RAM.
E porque quando eu desligo o computador sem salvar os dados, eu os perco? Por que a memória RAM serve apenas para guardar alguns dados do disco rígido. Ou seja, ela só funciona enquanto houver energia. A função de salvar dados fica por conta do disco rígido. A memória RAM não foi projetada para guardar dados, e sim para manter dados em uso durante o funcionamento do computador.
Cada programa usa uma quantidade de memória RAM. Por isso é importante que você fique de olho nos requisitos de sistema antes de instalar os programas. Programas mais antigos geralmente usam menos memória do que os mais novos. Isso porque os mais novos tem mais recursos, e eles precisam ser carregados na memória RAM.
A quantidade de memória RAM determina quantos aplicativos poderão ser abertos ao mesmo tempo. Suponha que você tenha 128 MB de RAM. Você poderá abrir dois programas de 64 MB, mas nunca poderá abrir três de 70 MB - até dá pra abrir, mas o sistema ficará uma carroça. Isso porque ele precisará usar seu disco rígido - já que a memória RAM está esgotada - e ai você saberá na prática porque ela existe.
Aumentar a quantidade de memória RAM dificilmente melhorará o desempenho do sistema. Em alguns casos, trocar o disco rígido ou processador tem mais efeito. Depende da aplicação. Se seu sistema operacional precisa de 256 MB e você tem 128 MB de memória RAM, aumentar essa memória para 512 MB melhorará e muito o desempenho.
Como saber quanta memória RAM eu tenho? Simples. Clique com o botão direito sobre Meu computador e escolha Propriedades. Sua quantidade de memória RAM será exibida.Janela de Propriedades do sistema
Vejam o destaque em vermelho. Essa é a quantidade de memória RAM instalada.
Mas, e quando meu computador mostra uma quantidade de memória menor do que eu tenho? Simples. Isso ocorre quando você não tem uma placa de vídeo dedicada instalada em seu sistema. Daí o sistema precisa usar parte da sua memória RAM como memória de vídeo.
Como fazer para aumentar a memória RAM? É altamente recomendável que você leve seu computador para um técnico. Converse com ele e diga quanta memória você gostaria de ter no seu computador. É que, além dos detalhes que escrevi, existem coisas que devem ser medidas por um técnico, como latência e largura de banda, por exemplo. Geralmente, as memórias RAM podem estar custando de R$ 50 a R$ 120.
As memórias RAM são importantes na vida de um computador. Mas elas não são tudo. Na próxima parte, você aprenderá o valor do disco rígido. Fique de olho.
Veja todas as outras partes da série de artigos.

11 comentários:

  1. Gostei do teu jeito de escrever cara.

    Só completando, principalmente para quem usa o computador para jogos pesados, se o jogo não esta rodando bem, antes de mudar o Hardware, é melhor dar uma conversada com um técnico para mudar seu S.O para 64bits.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Tenho 1 Giga de memória e mesmo assim meu computador fica lento as vezes.O arquivo de paginação mostra mais de 1 giga.Agora mesmo só com o Firefox aberto esta em 801 mega.Não dá para entender...

    ResponderExcluir
  3. Tenho 1 Giga de memória e mesmo assim meu computador fica lento as vezes.O arquivo de paginação mostra mais de 1 giga.Agora mesmo só com o Firefox aberto esta em 801 mega.Não dá para entender...

    ResponderExcluir
  4. @Ricardo Chicuta: No mínimo existem outros processos rodando junto com os programas, e podem ser até processos maliciosos. Tente passar o antivírus.

    ResponderExcluir
  5. parabens cara , voce explicou o que é memoria RAM muito bem ,nunca tinha visto uma explicação tão detalhada......parabens

    ResponderExcluir
  6. ESSE SAITE É MUINTO BOM ,EU QUE FASSO CURSO DE MANUTEÇÃO ME AJUDOU BASTANTE MUINTO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se 1Giga de umpendrive é a mesma coisa que 1Giga de um pc

    ResponderExcluir
  8. @Aldo: O tamanho é o mesmo, porém, o pendrive serve para guardar arquivos permanentemente, enquanto que a memória de um PC guarda dados apenas enquanto houver energia. Nos PCs com pendrives especiais, o Windows Vista pode usar o espaço livre do pendrive como memória RAM.

    ResponderExcluir
  9. TENHO O VISTA E TUDO CORRIA BEM, AGORA NÃO SEI O K SE PASSA POIS O MEU PC NÃO GUARDA NADA NEM OS DOWLOADS, NEM NO HISTÓRICO, MUSICAS IMAGENS...NADA! SERÁ QUE MEXERAM NAS DEFINIÇÕES? EU NÃO ENCONTRO NADA NA AJUDA E SUPORTE.AGRADECIA QUE ME AJUDASSEM POIS NÃO SEI O K FAZER

    ResponderExcluir
  10. muito bom...aprendi bastante acerca disso..obrigado!

    ResponderExcluir
  11. dahora essa mini aula aprendi d+ valeu

    ResponderExcluir