Como criar um pendrive de boot?

Share:
Ao formatar uma máquina ou realizar alguma reinstalação do Windows, nem sempre temos uma unidade de DVD ou CD disponível. O tutorial abaixo ensinará como dar boot no computador com uma unidade USB ou cartão de memória.


Alguns computadores mais novos não possuem mais uma unidade de CD ou DVD. E mesmo assim, um DVD ou CD risca fácil, e para os técnicos carregar uma tonelada de CDs ou DVDs não é algo agradável. Quando menos se espera, ele para de funcionar devido aos riscos ou outros acidentes. Qual a solução? Unidades flash com boot! 

Sim, é possível usar unidades flash como discos de boot para formatar computadores. Você pode usar um pendrive ou cartão de memória para isso.

Vamos ver como você pode fazer isso, tanto para o Windows (abaixo), quanto para o Ubuntu (no final do artigo):



Para criar um disco de boot do Windows 7, o que você vai precisar?
  1. Uma imagem ISO do Windows 7 (pode ser o DVD de instalação).
  2. Um computador que já tenha uma versão do Windows ou Ubuntu.
  3. Um pendrive, cartão de memória, HD externo ou similares.
  4. O programa WinUSB Maker (para Windows) ou WinUSB (para Ubuntu).
Como proceder:

AVISO: Em qualquer método usado, os seus dados que estiverem gravados no pendrive, cartão de memória, HD externo ou unidade USB serão perdidos. Retire seus dados do dispositivo antes de continuar.


  1. No computador que tem o sistema operacional funcionando, insira o DVD de instalação do Windows na unidade. Se você estiver usando uma ISO (imagem de DVD), deixe ela salva num local de fácil acesso.
  2. Se você estiver usando o Windows, abra o WinUSB Maker.
  3. Na aba Welcome, insira o seu pendrive, e selecione ele na lista. Clique no botãozinho de Atualizar caso ele não apareça.
  4. Vá na aba Setup to USB, e selecione I want to work with an ISO image
     file (caso você tenha uma imagem de CD ISO no seu computador, geralmente cópia de CD ou baixado da Internet) ou I want to work with a Directory (caso você use o DVD do Windows para criar o pendrive).
  5. Escolhida a forma adequada para você, selecione Select an ISO or Directory para selecionar o arquivo ISO ou o drive de DVD do Windows.
  6. Feito isso, clique em Make USB Bootable para criar seu disco!

Se você estiver usando Ubuntu:
(Você pode instalar o WinUSB com o comando de terminal abaixo, e depois procurá-lo no dash do Unity.)

sudo add-apt-repository ppa:colingille/freshlight && sudo apt-get update
  1. No computador que tem o sistema operacional funcionando, insira o DVD
    de instalação do Windows na unidade. Se você estiver usando uma ISO (imagem de DVD), deixe ela salva num local de fácil acesso.
  2. Abra o WinUSB.
  3. Dentro do WinUSB existem duas opções que você pode usar:

    From a disk image (iso): Serve no caso de você ter uma imagem do DVD (ISO) no computador; ou

    From a CD/DVD drive: Se você tiver o DVD de instalação do Windows 7 e ele estiver na unidade.

    Target device: Dispositivo que será nosso disco de boot.
  4. Após selecionar corretamente as unidades, clique em Install. Aguarde sua conclusão. No final do processo, será necessário digitar sua senha do usuário (administrador ou superusuário), isso servirá para criar o gerenciador que fará seu disco de boot fazer o boot.
Após isso, basta reiniciar o computador que será formatado. Insira o pendrive ou cartão de memória no local adequado na máquina, e reinicie. 
A maioria das máquinas suportam o boot através do pendrive selecionando-se a tecla F8 ou F12. Caso você não saiba qual é, durante o início da máquina essa tecla é apresentada. Experimente teclar Tab para ver se essa tela aparece, e logo em seguida a tecle.

Ou você pode apertar a tecla Delete e entrar no setup da BIOS. Lá dentro, procure a seção Boot e selecione a sua unidade USB ou de cartão como a primeira.

Criando um disco de boot no Ubuntu.

É sempre útil ter uma distribuição Linux instalada no pendrive. A maioria das distribuições possui um sistema de funcionamento chamado LiveCD. Ubuntu é
uma delas. Isso quer dizer que você pode ter um Linux funcionando diretamente pelo pendrive, com os seus documentos, favoritos e definições guardadas, sem precisar instalar nada no disco rígido. Isso é util quando é necessário, por exemplo, fazer backup de arquivos de um computador que não liga mais e transferir para uma mídia, ou ainda quando uma máquina possui muitos vírus e é necessário fazer backup de alguns arquivos antes de uma formatação.

Para criar o disco de boot do Ubuntu diretamente do Ubuntu, existe uma opção nativa do sistem chamada "Criador de discos de inicialização". Basta digitar esse termo no dash do Unity e iniciá-lo. E para criar, basta inserir o pendrive ou cartão na unidade ou porta desejada, e clicar em "Criar um disco inicializável".

Para criar um disco de boot do Ubuntu a partir do Windows, recomendamos utilizar o programa Universal USB Installer. Você nem precisa ter uma imagem do Linux baixada. Abra o programa, insira o pendrive ou cartão na unidade, e no Step 1 selecione Ubuntu 13.04 Desktop i386, e marque a caixa de seleção "Download the iso (optional)". Após isso, no Step 3, selecione a unidade do cartão de memória ou pendrive, e clique no botão Create.

No mundo Linux as coisas são mais fáceis :-)

***

Já precisou usar um disco de boot USB? Como foi? Conseguiu fazer o boot? Deixe seu comentário!


Um comentário: