Qual é a função desse componente? - Parte 5 - BIOS

Share:
Veja como um programa tão pequeno consegue dizer se algo está instalado ou não e definir configurações tão grandes que podem colocar em risco a vida do seu computador.
BIOS - Parece até algo relacionado a Biologia, não é? - Não é isso. Mas a BIOS define grande parte da saúde do seu PC, principalmente as configurações que você define. É ele que define quais são seus discos rígidos, se há ou não unidade de disquete e qual é a velocidade do seu processador. Diga-se, de passagem, que a BIOS é apenas configurada por técnicos. É verdade até certo ponto, já que são configurações que afetam seu sistema.



O nome BIOS é uma sigla - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). Ele é um programa minúsculo enxertado na placa-mãe, numa memória permanente e é automaticamente executado quando ligamos o computador. Ele é o responsável por definir as configurações de hardware de uma máquina e também por iniciar a carga do sistema operacional.
O BIOS se divide em duas partes, o Setup (onde se fazem as configurações de hardware) e o POST (Power On Self Test, uma bateria de testes feitos nos componentes antes de se iniciar o sistema operacional, para ver se tudo está em ordem antes de se usar o computador). Uma pequena memória, de nome CMOS, guarda todas as configurações feitas sobre os componentes - as configurações feitas no Setup.
Como ele entra em ação:
  1. Liga-se o computador;
  2. O BIOS ativa a memória CMOS para saber a configuração dos dispositivos. Essa configuração é feita pelo usuário. Enquanto isso, procura por dispositivos (teclados, mouses, placas, discos, memória, etc).
  3. O POST (teste de inicialização) começa. Ele testa todos os componentes essenciais para se ligar o computador (disco rígido, memória RAM, drive de disquete e CD/DVD, teclado, mouse, etc). Se alguma coisa falhar, sinais no monitor ou bipes são soados pelo alto-falante da placa-mãe para que você corrija o erro e reinicie o computador. Se isso ocorrer, volta-se ao passo 1. Se nada estiver falhando, passa-se para o próximo passo.
  4. BIOS de outras placas são iniciados (placa de vídeo, por exemplo) para funcionarem por sua conta e risco.
  5. O BIOS é copiada para a memória RAM, para acelerar o processo e evitar erros.
  6. O BIOS começa a procurar discos rígidos e ver se algum deles tem algum sistema operacional instalado. Se houver (o registro de inicialização está gravado no primeiro setor, então fica fácil (MBR)), o BIOS carrega o sistema operacional.
  7. A partir daí, o sistema operacional comanda as ações.
Desde o acionamento do botão liga/desliga e o início do carregamento do sistema operacional, todas essas operações são feitas. Leva-se de 5 a 15 segundos para isso.
A BIOS pode ser configurada para que o computador inicie a partir do disco rígido ou unidade de CD/DVD. Ou ainda de uma unidade removível (pendrive). Se isso for configurado, o passo 6 não procurará por discos rígidos, e sim por unidades de CD/DVD ou pendrives. Se o BIOS não achar sistemas inicializáveis nos pendrives ou CD/DVDs, um erro será mostrado ou o BIOS tentará iniciar de algum disco rígido com sistema operacional instalado.
Como é a memória de um BIOS? Onde se encontra na placa-mãe?
Chip de BIOS de placas-mãe modernas. Ela é um chip de memória volátil, soldada na placa-mãe. Se a sua placa-mãe for mais nova, com certeza será um chip como o mostrado ao lado. Aí estão gravadas as informações da BIOS (CMOS) e que foram alteradas no Setup. Alguns chips de BIOS diferem, mas eles tem indicações na parte superior que deixa fácil sabermos qual é o chip da memória do BIOS.
BIOS e Bateria. Toda memória volátil (assim como a memória RAM) perde informações quando está sem energia. Mas a BIOS não pode perder informações toda vez que se desliga o computador. Por isso que o chip da memória do BIOS funciona em conjunto com uma bateria (veja ao lado). Ela fica em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando ligamos o computador, ela é recarregada. Por isso que quando você liga o computador, a hora do sistema está sempre certa: pois é uma das coisas que ficam gravadam no CMOS do BIOS.

E como configurar a BIOS?
Geralmente, quando você liga o computador, você vê umas mensagens. Junto delas, você verá uma mensagem escrita Press DEL to enter SETUP. Ou seja, nesse ponto, aperte a tecla Del ou Delete do seu teclado. Na maioria dos computadores você verá essa mensagem. Em alguns, você deve apertar F8 ou F1. Fique atento.
Tela inicial de BIOS. Veja a mensagem em vermelho.
A tela inicial pode variar de computador para computador.
Tela inicial do Setup de BIOS AMI.
Embora ensinemos como entrar na BIOS, não recomendamos que você a configure. Essa configuração só pode ser feita por usuários avançados e técnicos.
Bom, um pequeno programa embutido na placa-mãe mantém seu computador com saúde. Mas ainda não falamos do chefe, do cabeça das operações. Continue acompanhando os próximos artigos para saber quem é esse.
Veja todas as outras partes da série de artigos.

5 comentários:

  1. Muito bons esses posts sobre funções dos componentes de um pc. Estou acompanhando todos. Espero pelo próximo...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Geralmente as pessoas erram por causa de BIOS. Ou seja, Bicho Ignorante Operando Sistema :D. Por outro lado, excelente tutorial, mantenha o site assim!

    ResponderExcluir
  3. ola amigo pode dar-me uma ajudinha sff?

    tenho windows XP

    ligo o PC, depois aparece a pagina de apresentação (XP) com aquela barra de carregamento do sistema, e depois reinicia sozinho,

    que se passara? e o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo: Infelizmente esse é um erro grave. Você terá que formatar seu computador e reinstalar seu sistema operacional. Fale com um técnico em informática ou lojas especializadas em manutenção de computadores.

    ResponderExcluir