Jardim Botânico do Rio cria app para auxiliar visitantes

Share:

Todo carioca já passou por isso: entrar no Jardim Botânico e se perder. É tanto verde, tanta coisa para se ver que só não se perde quem conhece muito bem o lugar. Para aqueles que, como eu, não tem esse dom, já pode ficar tranquilo. O Laboratório Visgraf em parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim desenvolveram o primeiro app voltado para a exploração do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução/Internet

Como funciona

Apesar de, inicialmente, ser disponibilizado somente para o iOS, o app Botanic é gratuito oferecerá informações como horários de funcionamento, um mapa localizador GPS e navegação “turn-to-turn” e informações sobre as principais áreas do local. Além disso, o usuário terá acesso a uma galeria de imagens tiradas no parque pelo fotógrafo Zeka Araújo, trilhas temáticas com mídias audiovisuais associadas a locais específicos, visor de realidade aumentada com localização de panoramas, apontador de locais no mapa como: toaletes, café, Wi-Fi e até (pasme!) uma seleção de trilha sonora.

Imagem: Visgraf

“A revolução dos aplicativos melhora a vida dos usuários de diversas formas. Quem gosta de curtir a natureza tem um motivo a mais para visitar o Jardim Botânico que é um orgulho para nós cariocas” – analisa Gelma Reis, proprietário e diretor técnico da empresa Ética Ambiental.

Configurações


O app está na versão 1.2, ocupa 14,9 MB e vem com os idiomas português e inglês. É compatível com iPhone, iPad e iPod Touch e requer a versão 6.1+ do iOS. Ele pode ser baixado diretamente no celular pelo iTunes e é aconselhado acessar o menu “Info Mode” antes de começar a usá-lo, isso por que este proporciona informações importantes para o pré-visita como o preço do ingresso, locais para estacionar e atividades em andamento nas instalações do Jardim Botânico.


Um comentário: