Qual é a função desse componente? – Parte 9 – Conectores de entrada e saída

Share:
Você os usa diretamente, mas sabe como eles funcionam? A equipe Segredos da Informática vai te explicar tudo componente por componente.
Seu computador tem muitas portas de entrada e saida. Agora, veremos uma breve descrição de cada uma delas.



Universal Serial Bus (USB)
type_a_usb_connectorUm tipo de conexão plug-and-play bastante versátil. Antigamente, você precisava desligar o seu computador, inserir um dispositivo e depois iniciar o computador. Com o USB isso deixou de existir. Você pode conectar seus componentes mesmo com o computador ligado. Usuários leigos podem usar dispositivos USB sem problemas e com uma incrível facilidade, sem ficar configurando nada nem adicionando placas. É possível ligar até 127 dispositivos numa mesma porta USB. Atualmente, portas USB podem chegar a 480 megabytes por segundo (USB 2.0). Vários dispositivos podem ser ligados a portas USB, como teclados, mouses, webcams e câmeras fotográficas, pendrives e unidades de DVD, joysticks, PDAs, impressoras, modems, Mp3 players, dentre outros. Exitem também muitos dispositivos interessantes para se ligar numa USB, como ventiladores, barbeadores e luminárias. Praticamente qualquer sistema operacional atual tem suporte a USB. É uma porta de entrada e saída.
Portas PS/2 (Personal System 2)
Ps-2-portsEssas portas foram implantadas em 1987 num computador chamado Personal System 2, e adaptadas também em PCs atuais. São usados para conectar mouse e teclado. Quase todos os PCs atuais usam esses conectores. São portas de entrada de dados.
Porta Ethernet
LaptopEthernetEssa porta é usada, em conjunto com uma placa de rede ou circuitos de rede integrados na placa-mãe, para interconectar computadores a uma rede local por meio de cabos UTP (aquele cabo azul). Ou seja, é uma porta de altíssima velocidade para transmitir dados entre computadores locais ou à Internet. A maior parte das portas Ethernet atuais são padrões RJ-45. As velocidades atuais das placas de Ethernet são de 100 Mbits e 1 Gbits. É uma porta de entrada e saída de dados.
Portas seriais e paralelas800px-Serial_port
As portas seriais foram amplamente usadas em microcomputadores antigos, para fax/modem, mouse e conexão de dois PCs para transmissão de dados e arquivos, além de algumas impressoras e scanners. É uma porta de 9 pinos. É um padrão bastante lento.
macho_numeracao_pinos_porta_paralelaAs portas paralelas tem quase a mesma funcionalidade das seriais, mas eram muito mais rápidas. A maior utilização das portas paralelas era conectar impressoras, mas poderia se usar também unidades de disco, scanners e câmeras. Também era possível transmitir arquivos. Utilizava 25 pinos.
Ambos são padrões obsoletos, mas ainda existentes e eram portas de entrada e saída de dados.
Conector VGAVGA_port
É o conector de vídeo. Funciona chipado à uma placa de vídeo ou aos circuitos de vídeo integrados. É nele que você insere seu monitor. Existe desde 1987 e foi criado pela IBM. Funciona apenas para enviar vídeo para os monitores. É uma porta de saída de dados.
Conectores de áudio
São amplamente usados para enviar sons para alto-falantes externos ou amplificadores. Funcionam integrados à placa de som ou aos circuitos internos de som da placa-mãe. Além de enviar sons, podem ser portas de entrada de sons vindos de dispositivos externos e vocais. É uma porta de entrada e saída.


Irda
Porta IrDA e Bluetooth
IrDA é um padrão de transmissão de dados e arquivos sem fio (wireless). Tem quase o mesmo funcionamento de um controle remoto. O IrDA trabalha com radiação infravermelha, e por essa radiação é possível transmitir dados em uma rede. Para que funcione bem, ambos os dispositivos devem possuir IrDA e estarem sendo reconhecidos um pelo outro, devidamente configurados. As portas IrDA atuais podem chegar a 4 Mbps. Qualquer dispositivo IrDA pode ser ligado a um computador com IrDA.usb_bluetooth_100m_antenna
O Bluetooth é outro padrão semelhante, sem fios, com alguns diferenciais: A radiação é da faixa azul e as conexões podem chegar a 24 Mbits. Além disso, a configuração de dispositivos Bluetooth é muito mais fácil. Qualquer dispositivo Bluetooth pode ser interligado com um computador com Bluetooth.
A maioria dos sistemas operacionais atuais suporta os dois padrões, e eles são medianamente utilizados. Ambas são portas de entrada e saida de dados.
Outras portas de comunicação pouco usadas, mas avançadas: Áudio digital, MIDI, Wi-Fi, Firewire.

Depois de ter visto a maior parte das portas de comunicação existentes, que tal analisar sobre às conexões de placas? Veja o próximo artigo.
Veja todas as outras partes da série de artigos.

3 comentários:

  1. muito útil este tutorial ! parabéns ao autor e obrigado .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado me serviu muito.

    ResponderExcluir
  3. Grande estoque de peças e acessórios de informática.
    Visite nosso site.
    http://www.ultrapecas.khia.com.br/sualoja/

    ResponderExcluir